quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Transformando escalas no Model

Olá pessoal,

Mais uma vez a pedidos estou fazendo este post, pois acho que essa deve ser uma dúvida de muitos, então vou mostrar uma técnica que aprendi no dia-a-dia. Bem esta é um técnica simples e rápida de se fazer é uma alternativa aos viewports utilizados nos layouts.

Bom vamos deixar de conversa fiada e vamos direto ao assunto, esta técnica consiste em um cálculo simples, onde deveremos achar um fator de escala, que será utlizado na ferramenta "scale", então vamos criar o ambiente, eu tenho uma planta na escala de 1:100, e preciso fazer uma planta de localização na escala de 1:500, pronto então eu preciso converter essa escala para que ela realmente fique na escala de 1:500, uma vez que irei desenhá-la na escala de 1:100.

exemplo antes de converter a escala.

Agora preciso converte a minha planta situação para a escala de 1:500, o cálculo ao qual me referi consiste em dividir a escala do desenho por a escala a ser transformada, ou seja, se meu desenho é de 1:100 e eu quero que minha planta situação fique em 1:500, basta eu dividir 100/500, pronto agora temos um fator, que é 0.2.

Com esse fator iremos utilizar o comando "Scale" no menu Modify, ou digitar "sc" via prompt, ao executar o comando Scale, ele pede para selecionar o objeto, então selecionamos o objeto que iremos aplicar o fator de escala, neste caso a planta situação, como não queremos aplicar o fator em outro objeto, confirmamos com o enter, o comando agora me pede um ponto de base, é o ponto que o objeto será transformado apartir dele, no caso do exemplo vou escolher o meio da rua. Depois de escolhido o ponto de base agora o comando me pede o fator que irei utilizar, é ai que vamos utlizar o quociente da nossa divisão, é so digitar 0.2 e confirmar.

exemplo depois de converter a escala.

Pronto conseguimos mudamos a escala de um desenho pelo model, e de maneira simples sem muita complicação.

Um grande abraço a todos.

14 comentários:

Patricia Soares disse...

Valeu ai Igor pela dica me ajudou muito grande abraço.

Inácio Braúna disse...

Igor... meu caro amigo. Venho aqui 2 anos após vc postar esse tutorial, te agradecer imensamente, por dividir essa dica comigo e tantos outros espero. O caso é que estou a mais de 3 meses fazendo um freela pra uma empresa, onde os desenhos de referencia são totalmente feitos no Model e eu sempre trabalhei no Paper com viewports e tudo. Pense que eu me enrolei todo. Até aparecer essa luz maravilhosa, vinda de vc. Obrigado de coração.

Djalma Rodrigues disse...

Obrigado Igor, são caras como vc que fazem da internet um porto seguro.

Eduado Conte disse...

Esclarecedor Igor, parabéns!

Diogo disse...

Muito bem explicado cara, valeu pela dica!

Unknown disse...

Obrigada!!

Unknown disse...

Tambem trabalhava no layout, mas agr estou tendo que fazer tudo no model. Sua dica foi muito valiosa.. Fazer regra de 3 toda hora estava um saco.
Valeu !

Unknown disse...

Pois é até eu ja sabia fazer o que eu gostaria agora era colocar as cotas nesta nova escala, se eu continuar usando a cota como ela está vai ficar com multiplicada por 5.

Unknown disse...

Muito bom ! Obrigado.

Natália disse...

Muito obrigada, Igor! Explicação clara e objetiva.
Me salvou!!!

Anônimo disse...

Muuito bom, tinha visto outros tutoriais totalmente complicado, esse sim é uma explicação eficiente, muito obrigado...

Unknown disse...

Grande Igor, obrigado, você é fera!!!

Barbara disse...

como faço para mudar um desenho que esta na escala 1:75 e colocar ele na escala 1:100?

Unknown disse...

Ou paty